sexta-feira, 1 de março de 2019

Primeiro livro: atualização do texto

Como já dito em posts anteriores, decidi utilizar um trabalho de conclusão de curso de 2012 como base para meu primeiro livro. Relato, a seguir, os passos que adotei para a atualização do conteúdo, necessária uma vez que já tinham-se passados quase sete anos desde que o original foi entregue à banca examinadora.


O primeiro passo que planejei foram releituras do texto, necessárias para reacostumar com o tema e identificar pontos com evidente necessidade de ajuste.

Apesar de ser um texto escrito há algum tempo, não esperava que uma releitura identificasse tantos pontos sujeitos a revisão. Em nosso post anterior, mostramos como era no TCC e como ficou o sumário do livro. Isso já dá uma ideia do como as releituras ajudaram nessa etapa, que não precisa de muito esforço ou pesquisa de bibliografia etc. É ler e reler o texto e marcar aquilo que precisa de melhor explicação, mais aprofundamento, que requer outros textos de apoio etc. Ter em mente, também, que aquele era um texto elaborado na forma de artigo acadêmico, que, agora, vai virar livro.

Dica prática: marque os trechos que se pretende alterar ou excluir - mas não os altere ou exclua ainda. Insira anotações em locais onde entenda que carece de inclusão de algo que enriqueça o texto (explicação, suporte teórico, gráfico, imagem etc.).

Na sequência, e esta é a parte em que me encontro agora, é fazer uma pesquisa nas fontes de referências utilizadas para o texto original, com o fim de identificar atualizações e desatualizações. Com o passar do tempo, algumas teorias, metodologias e técnicas podem sofrer ajustes e aprimoramentos ou, ao contrário, deixarem de ser utilizadas e serem sobrepujadas por novas.

Dica prática: faça uma pesquisa na internet para identificar novas edições das obras utilizadas como referência. A existência de novas edições indica a necessidade de releitura da obra, pelo menos no trecho que foi citado, para identificar se mudou algo. Por outro lado, a inexistência de novas edições não quer dizer que a teoria, metodologia ou técnica foi abandonada ou mesmo continue em uso. Para esses casos, a pesquisa precisa bibliográfica deve avançar um pouco mais e a vivência prática do autor ajuda muito nessa hora, pois enfrenta o assunto no dia-a-dia profissional.

A próxima etapa será promover as atualizações nas citações dos autores e obras referenciados, caso necessárias, e em textos que utilizaram o suporte dessas obras. Depois disso, teremos um texto com citações atualizadas e marcações indicando necessidade de ajustes.

No próximo post, novas notícias sobre o andamento desse livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário